"JANELA INDISCRETA" - Exposição de Pintura de Rui Duarte
Início: 03-NOV-2025
Fim: 12-DEZ-2025
Horário: 14:00h - 18:00h
Inauguração da Exposição de pintura de Rui Duarte, na galeria de arte da " Capela do Cabo", no dia 3 de Novembro de 2025, pelas 18H30.
Estará patente até ao dia 12 de dezembro
De SEGUNDA a SÁBADO no horário das 14H00 às 18H00
Rui Duarte, nasceu na região de Auvérnia, na cidade francesa de Clermont-Ferrand, mas ainda na sua infância veio viver para Portugal, em Amarante. Depois de concluído o Ensino Secundário rumou para Castelo Branco, para aí fazer a sua licenciatura em Educação Visual e Tecnológica na ESE. Seguiram-se o mestrado em Educação edoutoramento em Comunicação Visual, ambos na U. Minho. Actualmente vive em Vila Pouca de Aguiar, onde tem o seu ateliê. Leccionou em várias escolas do ensino básico e secundário, e ainda na U. Minho e na ESE de Fafe, onde foi docente de metodologia e didáctica da educação artística e em oficinas de expressão plástica. Já frequentou inúmeros seminários e cursos de formação no domínio da estética e das artes plásticas. Tem exposto em várias galerias, museus e outros espaços, um pouco por todo o país e anível intrenacional. Algumas das suas obras fazem parte de colecções privadas dentro e fora do país. Participou ainda como orador em vários encontros temáticos nos domínios da educação e do ensino artístico, sobre os quais tem trabalhos e artigos publicados.
Exposição “Janela Indiscreta”
Tomo emprestado o título dessa memorável obra cinematográfica da década de 70, realizada por Alfred Hitchcock, que tem como nomes maiores nas representações, James Stewart e Grace Kelly. Tal como o protagonista do filme, “Jeff” (James Stewart), confinado a uma cadeira de rodas, que se dedica a espiar o quotidiano dos seus vizinhos desde a janela do seu apartamento, procuro nos retractos que trago a público dar conta, tão-só, de um olhar curioso e indagador sobre momentos de intimidade. Suportado num jogo de linhas e sombras, procuro explorar a sensualidade das formas e das poses da protagonista de todos os quadros: a mulher.